segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Escolas

Eu sentei num cantinho quase imperceptível.
Pensei um pouco como seria meu primeiro dia de aula. Se bem que meu primeiro dia de aula esse ano foi até que bem tranquilo. Eu sou tímida. Eu fico nervosa em lugares em que eu não conheço e com pessoas que eu não conheço, mas eu me acho simpática. Eu só respondo sim ou não, mas é sempre sorrindo querendo dizer "hey obrigada por vir falar comigo, mas eu não sei puxar assunto".
A escola era completamente diferente da minha. Eu fiquei pensando em muitas coisas. Achei bem melhor que a minha. Eu queria ter aprendido mais liberdade e autonomia. Eu não queria me sentir culpada a cada transgressão. Eu queria não ser tão recatada e contida como eu me sinto. Eu queria ter aprendido a transgredir antes e não só no colegial. Acho que eu seria muito mais segura.
O conteúdo chega da mesma forma. Mas eles não vem a sorte que eles tem de não aprenderem a ser robôs junto. Acho isso pelo fato de poderem falar sem levantar a mão. De terem a liberdade de levantarem durante a aula ao invés de ficarem sentados estáticos na cadeira esperando aqueles baldes de conhecimento. Digo por eles terem um tempo e tarefas a serem compridas, mas poderem fazer isso como quiserem. De certa forma eu ainda me sinto presa a carteira da escola. Sem falar sem autorização sem levantar. Podem dizer que não é assim, mas eu considero o meu ensino fundamental assim. Essa é a lembrança que fica.
Apesar de me maravilhar eu continua sendo contra carteiras e aquela disposição maligna de salas de aula. Eu trocaria tudo por puffs e pranchetas em roda. Ah, eu também criminalizaria qualquer uso de power point que não fosse para mostrar exclusivamente imagens usadas na aula. Mas quem sou eu pra resolver tudo isso. Bom, sou estudante. Deve valer de alguma coisa.

Nenhum comentário: